Território do Recôncavo dialoga o alinhamento com o projeto de ATER Bahia Produtiva

Hoje, 10/08, pela manhã, tive reunião de alinhamento do projeto de ATER Bahia produtiva, qual vai dar apoio técnico em algumas unidades de beneficiamento do território do recôncavo, a nossa unidade de beneficiamento de pescado qual vai ser inaugurada em outubro foi beneficiada com esse apoio.
O objetivo foi apresentar a equipe técnica da Humana que irá prestar o serviço. Nessa primeira reunião que foi realizada no quilombo Kaonge, teve as participações dos coordenadores de associações quilombolas, Conselho Quilombola, CECVI e os núcleos de ostra, Apicultura, Artesanato, Rota da Liberdade e lideranças Quilombolas.

Logo depois mim desloquei para o município de Maragojipe, onde tive uma reunião no quilombo Salaminas/Tupumujur, com coordenadores da associação local, e o objetivo foi tratar do ATER que Irlan, técnico da Humana estar desenvolvendo naquele local, também discutimos a possibilidade de um projeto de turismo étnico com a produção associada, Beneficiamento da piaçava, Beneficiamento das frutas e do azeite de Dendê. Identificamos o potencial que existe no quilombo e vamos tentar juntos desenvolver um projeto onde não iremos inventar nada porque o potencial já existe. O poder público local vem fechando os olhos para os quilombos da quele município.

O Núcleo de Desenvolvimento Quilombola do Território do Recôncavo, não vai admitir essa situação e pretende convocar uma reunião com a prefeita para uma explicação do descaso com os quilombos. Teve também a presença do coordenador do projeto recôncavo 1 e também coordenador da Humana Anselmo, que falou sobre o papel da Humana e o fomento de 2.400,00 que os agricultores e agricultoras estão recebendo do MDS para complementar o ATER.

Para dar encaminhamento das ações, combinamos mas uma reunião para o dia 25/08 pela tarde no mesmo local.

Por:

Ananias Viana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *