TURISMO – Rota da Liberdade


Rota da Liberdade, um grupo formado por 20 pessoas das comunidades do Engenho da Ponte, Kalembá, Kaonge, Dendê e Santiago do Iguape, com a ambição de construir um negócio novo no Recôncavo Baiano. Unindo os saberes e fazeres dos quilombolas ao histórico de colonização da região e crescimento econômico pelos engenhos de cana, e mais ainda, o contexto de conflitos do negro com o branco e de estrangeiros ao nosso país por uma terra valiosa, o massapê, os roteiros que foram desenvolvidos atraem a todos os turistas interessados em história, cultura, e contato com natureza.

Liberdade é ter pleno poder sobre si mesmo. O projeto Rota da Liberdade traz o poder de expressar de forma autônoma o que pensamos e o que podemos fazer. Seus caminhos são traçados baseados nas historias de nossos antepassados. Hoje somos “livres”, construindo uma nova historia, temos autodomínio e capacidade de amar uns aos outros sem ser escravizados, contudo, mantendo a independência e transformando todo sofrimento em paz e alegria.

É fácil ter a certeza de que as coisas darão certo quando fazemos com amor. Tudo se concretiza quando fazemos com amor, quando sonhamos com a união, responsabilidade e usamos o direito de sermos livres. A vida nos ensinou a nos defender e mostrar para o mundo que nossa cultura tem valor. Queremos alcançar nossos objetivos e esperamos muito sucesso com nosso trabalho. Desejamos que ele seja desenvolvido de maneira a beneficiar e satisfazer a todos e que a beleza e a riqueza da nossa região possa ser contemplada e valorizada pelos nossos visitantes.

Estamos prontos para recebê-los: foram desenvolvidos os roteiros, criada a entidade jurídica, desenhados os processos da cadeia de serviços, definido os responsáveis pelos processos de gestão no grupo. Fomos capacitados em atendimento ao cliente, vendas, história da região e turismo étnico de base comunitária. Já realizamos realizadas simulações dos roteiros e famtours com agências de Salvador, participamos em eventos do setor e estamos estabelecendo as primeiras parcerias com agências de turismo de São Paulo, Salvador e Estados Unidos, além de termos os nossos roteiros reconhecidos pela entidade responsável pela promoção do turismo na Bahia, Bahiatursa. Já Recebemos turistas nacionais e internacionais, em breve contaremos com uma Casa do Turista feita sob os princípios da permacultura dentro das comunidades para podermos lhe receber ainda melhor.

Venha ver com seus próprios olhos!

6 thoughts on “TURISMO – Rota da Liberdade

  1. Estou há +- 2 anos tentando criar “A Belo Horizonte Negra” um(ou vários) roteiro de turismo étnico , mas talvez esteja procurando lugares errados que possam se interessar pelo Projeto. Já estive na Fundação Municipal de Cultura com vários “boss” da cultura institucional por aqui e não tive ressonância. Agora estou comparecendo a eventos do povo negro e apresentando o Projeto e fazendo pesquisa para levantar aqueles locais/monumentos/fazeres/griôs que possam ser representativos para mostrar ao Turista.
    Por incrível que pareça os caminhos para empoderamento pela comunidade negra que proponho são os mesmos indicados em seu texto acima (último parágrafo). É preciso dinheiro e estou indo buscar com o Ministro da Cultura, Minc, Palmares etc.
    Fiquei muito estimulada ao receber email da RCPT sobre o lançamento do CIDADANIA QUILOMBOLA II.
    Vou seguir vocês.
    Aqui e4m Minas não estão sendo abertos novos Pontos de Cultura
    Sorte e trabalho!

  2. A iniciativa de vocês é um sucesso! Empreendimento assim merecem todo respeito e divulgação! Estamos atuando com o Portal A Ponte, um guia turístico e cultural de Cachoeira e São Félix, também com foco no Turismo Étnico-Afro. Queremos manter contato!

  3. Boa tarde,

    sou guia no Rio trabalhando com estrangeiros e gostaria de obter mais informaçoes sobre a as rotas gostaria do email de alguem que pudesse fazer contato direto. Muito obrigado

    1. Olá,

      Já passei o seu endereço eletrônico para o núcleo de Turismo, logo entraremos em contato.
      Obrigado.

      O amigo poderá também, navegar até a pagina contatos, lá tem contatos diretos.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *